RZK e FIT prometem 40 MW em usinas para GD até 2025

Em: 30/04/2024 às 09:06h por Canal Energia

Parceria envolverá plantas de biogás e fotovoltaicas e deve movimentar R$ R$ 800 milhões até 2045

A RZK Energia e a FIT Energia fecharam, neste mês uma parceria estratégica. O acordo prevê o lançamento de 13 novas usinas até 2025 e um total de 40 MW em potência instalada. Com vigência de 22 anos, o contrato de alocação de energia entre as empresas contemplará, além de uma usina de biogás, instalações fotovoltaicas em diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Ceará, Piauí, Mato Grosso e Distrito Federal.

A RZK Energia será responsável pela instalação e operação dos ativos, enquanto a FIT, braço de varejo do Banco Santander neste segmento, fará a gestão da energia que passará a ser produzida por seus milhares de clientes físicos e corporativos, de forma limpa e renovável. É estimado que a operação movimente mais de R$ 800 milhões até 2045 por meio da GD compartilhada, atendendo cerca de 20 mil residências ou pequenos negócios e evitando a emissão de cerca de 75 mil toneladas de CO2, o equivalente à absorção de 460 mil árvores da Mata Atlântica.

Segundo Luiz Serrano, CEO e Managing Partner da RZK Energia, a maior parte das novas usinas previstas para atender o contrato devem ser inauguradas entre maio deste ano e o primeiro semestre de 2025. Para Bruno Menezes, CEO da FIT Energia, a parceria é fundamental para consolidar a posição da empresa enquanto um dos players relevantes do setor, especialmente após a recente aquisição de seu controle acionário pelo Santander Brasil.