Estudo mostra capacidade das distribuidoras honrarem dívidas

Em: 11/12/2018 às 08:35h por

As distribuidoras Enel Ceará (antiga Coelce), Elektro, Energisa Borborema e Energisa Paraíba lideram um ranking elaborado pela empresa de tecnologia TR Soluções medindo a saúde econômico financeira das concessionárias para honrarem os compromissos assumidos.

Na ponta negativa, as distribuidoras Ceron (Rondônia), Cepisa (Piauí) e Ceal (Alagoas) registram os piores desempenhos da amostra de 38 distribuidoras. As duas primeiras foram privatizadas pela Eletrobras e arrematadas, respectivamente, pela Energisa e pela Equatorial. O leilão de privatização da Ceal está previsto para 19 de dezembro.

Segundo Cláudia Almeida, diretora de regulação da TR Soluções, as distribuidoras Eletroacre, Boa Vista Energia e Amazonas Energia não foram consideradas na amostra devido à situação crítica enfrentada e pela falta de qualidade das informações disponíveis sobre as concessionárias.