Curso aborda aspectos físicos e regulamentação do setor elétrico

Em: 23/01/2019 às 10:58h por

No ano de 2019, um novo governo federal deverá enfrentar enormes desaos. O Brasil enfrenta fase de diculdades econômicas e o setor de energia elétrica vive uma fase turbulenta. A legislação e a regulamentação têm sido constantemente alteradas.

A nova administração do Ministério de Minas e Energia deverá enfrentar um conjunto de desaos, tais como a judicialização do setor (com dívida bilionária de geradores), o signicativo aumento dos valores da CDE (e, consequentemente, das tarifas), alterações no modelo comercial, ampliação do mercado livre, alternativas para o atendimento de ponta do sistema elétrico, etc.

Ainda em curto prazo, o MME deverá equacionar duas outras questões fundamentais: o contrato de fornecimento de gás pela Bolívia, que vence em breve, e o Acordo com o Paraguai, relativo à Itaipu, vence em 2023.

De acordo com a sabedoria chinesa, “crises” são portas que se abrem para “oportunidades”.

Mais do que nunca, os prossionais que trabalham no setor elétrico brasileiro devem estar atualizados e preparados, entendendo como funciona o setor em seu conjunto, como são suas leis de regência, principais problemas, razões para as alterações etc.

Estes aspectos serão abordados na edição de 2019 do Curso “O SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA: ASPECTOS FÍSICOS E REGULAMENTAÇÃO”.

O curso irá mostrar os aspectos físicos que justicam e permitem entender as razões dos textos legais, das regulamentações e das regulações.

Por exemplo, o entendimento do MRE (Mecanismo de Realocação de Energia – art. 20 do Decreto nº 2.655/98 e regras da CCEE) deve ser precedido do conhecimento de como funciona o sistema brasileiro de geração; características dos reservatórios de hidrelétricas; despacho das usinas pelo ONS etc.

Ao nal do curso, será fornecido o certicado do Curso de Extensão para os alunos que tenham comparecido a, pelo menos, 75% das aulas.

Serviço:

Data: de março a novembro
Horário: todas as segundas de 09 às 13 horas
Local: Rua Amaro Cavalheiro, 347, conj. 504, Bairro Pinheiros Mais informações: curso.ee@uol.com.br ou vilsondc@uol.com.br

Fonte: Ambiente Energia