Mercado de energia global ultrapassa marca de US$ 241 bilhões no ano

Em: 23/01/2019 às 10:59h por

O setor global de energia registrou uma movimentação recorde no terceiro trimestre, segundo o estudo “Power transactions and trends”, elaborado pela EY. O mercado atingiu a marca de US$28,8 bilhões nas Américas do Sul e do Norte, o que representa quase metade (46%) do valor de deals que totalizou US$ 61,9 bilhões no período. Só na região citada acima os ativos de energia renovável alcançaram os dígitos de US$ 4,5 bilhões nos meses de julho, agosto e setembro, sendo que 96% deles foram realizados nos EUA.

Já o cenário nacional segue a tendência mundial ao realizar acordos de comercialização para o desenvolvimento sustentável estas fontes no País. Inclusive, o levantamento ressalta que esse é um dos fatores que influencia para o Brasil continuar como um dos destinos favoritos de investimentos estrangeiros desse setor.

Energia no mundo

Segundo o estudo, o mercado global de energia arrecadou a soma recorde de US$ 241 bilhões até setembro, mas se comparado ao trimestre anterior apresentou queda de 25%. Reforçando o foco global do setor em fontes renováveis, 41% dos deals realizados entre julho e setembro tiveram essa natureza, já na Europa esse número praticamente dobra (72%), impulsionado pelo acordo da União Europeia que se comprometeu em consumir 32% desse tipo de fonte de energia até 2030. A pesquisa ressalta que mais da metade dessas transações no mundo (59%) estavam relacionadas às iniciativas de energia a gás.

Fonte: O Setor Elétrico