Energisa deve investir R$ 2,8 bilhões em 2019

Em: 28/01/2019 às 10:04h por

O Grupo Energisa deverá realizar este ano investimentos recordes que chegarão a R$ 2,8 bilhões, direcionados, principalmente, para as suas 11 distribuidoras de energia e para os lotes de transmissão adquiridos nos últimos dois anos. A quantia é 50% superior à cifra de 2018 (R$ 1,8 bilhão) e maior também do que o investido em 2017 (R$ 2 bilhões). Serão investidos R$ 2,4 bilhões nas concessionárias de energia e R$ 320 milhões nos empreendimentos de transmissão.

A maior parte dos recursos será direcionada à construção e manutenção de subestações, linhas e redes; à ampliação do atendimento aos clientes, com foco na universalização do fornecimento; ao combate ao furto de energia; à renovação das frotas e às obras na infraestrutura da rede. Os objetivos dos investimentos são melhorar cada vez mais a qualidade do fornecimento de energia nas áreas de concessão do grupo, além de levar eletricidade a um número cada vez maior de pessoas.

Entre as distribuidoras, ganham destaque este ano as duas empresas recém-adquiridas nos estados de Rondônia e Acre, que já receberam aportes de capital para melhorar sua saúde financeira e continuarão a obter recursos para aprimorar seus serviços: a Ceron receberá cerca de R$ 470 milhões em investimentos e a Eletroacre, R$ 228 milhões.

“Em 2018, incorporamos duas novas distribuidoras, que precisarão passar por um processo intenso de recuperação após anos de subinvestimentos. Há muitas carências por conta da infraestrutura deficiente e do elevado nível de perdas de energia. Atacaremos estas deficiências de imediato para transformas as empresas e entregar uma energia de melhor e mais segura aos nossos novos clientes”, afirma o presidente do Grupo Energisa, Ricardo Botelho, ressaltando que as demais concessionárias do Grupo também seguirão recebendo relevantes aportes. “As outras nove distribuidoras estão entre as melhores do Brasil e nosso objetivo é continuar evoluindo nos rankings, melhorando os indicadores de qualidade e atendendo à demanda por energia que cresce acima da média do país”, acrescenta.

Em 2018, as empresas do Grupo ganharam nove prêmios da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), inclusive o de melhor distribuidora do Brasil, na categoria de empresas com mais de 500 mil clientes, vencida pela Energisa Sul-Sudeste, a melhor do Nordeste, com a Energisa Paraíba, e a melhor do Centro-Oeste, com a Energisa Mato Grosso. Já na categoria de até 500 mil clientes saíram vencedoras as concessionárias Energisa Minas Gerais, Nova Friburgo e Borborema. Além disso, cinco das unidades figuraram entre as dez melhores posicionadas em duas categorias no ranking da Continuidade do Serviço 2017, divulgado pela Aneel no ano passado.

De acordo com o último balanço trimestral publicado da companhia, do 3º trimestre de 2018, todas as distribuidoras ficaram dentro do limite regulatório do FEC (frequência das interrupções). Já no indicador DEC (duração das interrupções), só uma distribuidora ficou ligeiramente acima do limite, mas com tendência de queda. “Quando se olha o histórico dos indicadores, nota-se que temos promovido uma evolução progressiva nos últimos anos, com muitas das empresas obtendo reduções significativas do DEC e do FEC, o que comprova a boa aplicação de nossos investimentos”, analisa Botelho.

Já o braço que atua no mercado de transmissão de energia deve ficar com cerca de R$ 320 milhões direcionados para investimentos nos lotes arrematados, inaugurando a presença da Energisa neste segmento. Em 2018, o Grupo arrematou mais dois lotes, um no Pará e outro entre Bahia e Tocantins. O montante de investimentos estimado pela Aneel para os quatro lotes soma R$ 1,84 bilhão até 2023.

Com 113 anos de história, o Grupo Energisa é um dos maiores do Brasil em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. O Grupo atende a 7,7 milhões de clientes — o que representa uma população atendida de quase 20 milhões de pessoas, em 862 municípios, em todas as regiões do Brasil. Com receita líquida anual de R$ 15,5 bilhões (ano 2017), o grupo gera aproximadamente 16 mil empregos.

Fonte: Paranoá Energia