Fiscalização em barragens de hidrelétricas começa na próxima terça-feira, 12

Fiscalização em barragens de hidrelétricas começa na próxima terça-fei

Em: 07/02/2019 às 07:27h por

A verificação presencial das barragens de 142 usinas hidrelétricas que serão fiscalizadas pela Aneel e por agências reguladoras estaduais até maio desse ano será iniciada na próxima terça-feira, 12 de fevereiro. O anúncio foi feito pela autarquia em nota nesta terça-feira (5), após reunião com as agências de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Até o fim do dezembro, será feita a inspeção de outros 193 empreendimentos classificados como “Dano Potencial Alto”, por estarem localizados em áreas densamente povoadas. Essa lista inclui as 122 hidrelétricas já inspecionadas entre 2016 e 2018.

A Aneel informou que vai usar equipe própria e profissionais credenciados para a avaliação in loco das condições de 71 usinas. Nas outras 71 instalações que serão visitadas até maio, o trabalho será feito por fiscais das agências conveniadas nos cinco estados.

A mobilização atende determinação da resolução do Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastres, publicada na semana passada pelo governo. Todas as hidrelétricas terão de atualizar o Plano de Segurança de Barragens e o Plano de Ação Emergencial.

Fonte: Canal Energia