MME autoriza comercializadora a importar energia da Argentina e Uruguai

MME autoriza comercializadora a importar energia da Argentina e Urugua

Em: 08/02/2019 às 10:37h por

A RR Comercializadora de Energia e Participações recebeu autorização do Ministério de Minas e Energia para importar energia elétrica da Argentina e Uruguai, de acordo com a Portaria Nº 105, de 4 de fevereiro, publicada nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, no Diário Oficial da União. A operação não deverá afetar a segurança do Sistema Interligado Nacional e a energia será destinada ao Mercado de Curto Prazo brasileiro, sempre precedida de autorização ou contrato para utilizar as respectivas instalações de transmissão.

A importação da Argentina deverá ocorrer por meio das Estações Conversoras de Frequência de Garabi I e II, até 2.200 MW de potência e respectiva energia elétrica associada, localizadas no município de Garruchos, e da Conversora de Frequência de Uruguaiana, até 50 MW de potência e respectiva energia elétrica associada, localizada no município de Uruguaiana, no Estado do Rio Grande do Sul, fronteira com a Argentina.

A importação do Uruguai deverá ocorrer por meio da Estação Conversora de Frequência de Rivera, até 70 MW de potência e respectiva energia elétrica associada, localizada na fronteira dos municípios de Rivera, Uruguai, e Santana do Livramento, Brasil, e da Estação Conversora de Frequência de Melo, até 500 MW de potência e respectiva energia elétrica associada, localizada no município de Melo, Uruguai, próximo da fronteira com o Município de Jaguarão, no Rio Grande do Sul.

Fonte: Canal Energia