PLD é fixado em R$ 510,81/MWh no Sudeste e Sul para 3ª semana de fevereiro

PLD é fixado em R$ 510,81/MWh no Sudeste e Sul para 3ª semana de fever

Em: 11/02/2019 às 08:04h por

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE informa que o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD para o período entre 9 e 15 de fevereiro subiu 13% ao ser fixado em R$ 510,81/MWh nos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul. No Nordeste, o preço passou a R$ 178,71/MWh, enquanto o PLD no Norte saiu do piso, ficando em R$ 48,14/MWh.

A queda na previsão de afluências para o Sistema é o principal fator para o aumento do PLD em todos os submercados. As ENAs esperadas para o SIN foram revistas de 62% para 57% da média histórica com índices em 60% no Sudeste, 65% no Sul, 19% no Nordeste e em 71% da média histórica no Norte.

Para a próxima semana, a carga prevista deve ficar cerca de 1.210 MWmédios mais baixa, com elevação esperada no Nordeste (+305 MWmédios) e no Norte (+30 MWmédios). A carga deve ser reduzida no Sudeste (-865 MWmédios) e no Sul (-680 MWmédios).

Já os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 1.210 MWmédios mais baixos frente à última previsão. A redução foi verificada no Sudeste (-1.020 MWmédios) e no Sul (-560 MWmédios). No Nordeste (+210 MWmédios) e no Norte (+160 MWmédios), por sua vez, os níveis estão mais altos.

O fator de ajuste do MRE para fevereiro foi revisto de 156,2% para 152,5%. O ESS esperado para o período é de R$ 101 milhões, sendo R$ 30 milhões referentes à restrição operativa e R$ 71 milhões por conta da reserva operativa de potência, previsão que pode variar em razão da atual conjuntura.

Fonte: CCEE