Soluções em energia fotovoltaica são destaque da Fronius

Em: 14/02/2019 às 07:30h por

Hoje, investir em soluções inteligentes nas energias sustentáveis já não é um fator diferenciador mas uma necessidade, principalmente pelos elevados custos de energia elétrica que os brasileiros têm pago.

As projeções de crescimento são mais do que otimistas. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), este ano, o Brasil deve instalar cerca de 3,3 gigawatts (GW), o que representa um crescimento de 44% da capacidade atual. Este aumento deve-se, principalmente, aos crescimentos de geração distribuída.

Cerca de 628,5 MW serão instalados em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias, resultando num crescimento de 125%. Outro segmento que está a sofrer um grande aumento é o das grandes usinas fotovoltaicas. A expectativa aponta para que estas usinas instalem 383 MW até final deste ano, o que corresponderá a um avanço de 21%.

“Há um mercado gigantesco para ser explorado e de fácil acesso para quem quer investir, seja pessoa física ou jurídica. Aquela visão que a maioria das pessoas tinha de que os equipamentos eram caros e inatingíveis, já pertencem ao passado", refere o novo gerente da Unidade de Negócios de Energia Fotovoltaica da Fronius, Alexandre Borin.

"Hoje, há disponíveis diversos tipos de financiamentos e a recuperação deste investimento anda entre os três e os sete anos. Além de reduzir os custos de energia no final do mês, a energia solar tornou-se numa fonte de geração de empregos”, acrescentou.

Uma das soluções desenvolvidas pela Fronius para colmatar a procura deste mercado, é o inversor ultramoderno ECO, uma das unidades da linha SnapINverter. A sua potência de captação de energia gira em torno de 1,5 a 27 kW.

Este produto não necessita de manutenção preventiva nem de limpeza constante. A sua instalação é rápida e simples, além de dispensar a instalação do transformador, tanto em áreas internas como externas. É indicado para residências, edifícios públicos, armazéns e complexos industriais, entre outros.

Fonte: Jornal das Oficinas