Weg aposta no mercado de baterias para armazenamento

Em: 15/02/2019 às 12:12h por

A aquisição de um negócio de sistemas de armazenamento de energia nos Estados Unidos marca a aposta da WEG no crescimento exponencial dessa tecnologia no Brasil e no mundo nos próximos anos.

“Pesquisas indicam que a partir de 2021 esse mercado deverá ter crescimento muito signicativo nos Estados Unidos”, disse Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação, unidade na qual o novo segmento está inserido.

No Brasil, por enquanto, existem apenas projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). “Ainda deve demorar um pouco para que o negócio tenha larga escala aqui.

Mas, estamos nos antecipando para, no momento certo, estarmos preparados para isso, já iniciando com um negócio lá fora, onde haverá mercado mais rapidamente”, completou.

A WEG anunciou ontem a aquisição do negócio de armazenamento em baterias da Northern Power Systems (NPS), que projeta, desenvolve e fabrica sistemas de baterias para energia em Vermont, nos Estados Unidos.

Os ativos adquiridos fabricam os sistemas de armazenamento de energia e todos os seus componentes, como inversores, com exceção da bateria em si, que será importada e integrada ao sistema.

Nos Estados Unidos, o foco da WEG será em projetos de “utility scale”, ou seja, negócios com grandes empresas do setor de energia.

“O principal uso hoje é a instalação de sistemas de armazenamento de energia ao lado de subestações existentes”, disse Johann.

Com isso, será possível carregar as baterias nos horários de menor carga, e descarregá-las durante o pico, reforçando a rede sem necessidade de amplia a estrutura. Nesses negócios, os clientes da WEG serão as distribuidoras de energia.

A companhia já vendeu um projeto para uma subestação em uma cidade em Vermont, com capacidade de armazenamento de 5,3 megawatts (MW).

No Brasil, considerando os padrões de consumo do país, essa bateria poderia atender a demanda de cerca de 50 mil unidades consumidoras por meia hora. A duração da carga depende do tamanho da bateria e da potência que será instalada.

A expectativa é que, com o tempo, o desenvolvimento da tecnologia vá baratear o custo das baterias, hoje ainda muito elevado.

Um investimento em baterias para uso em empreendimentos comerciais, por exemplo, ainda tem retorno muito longo em relação a outras soluções, como geração solar distribuída.

“A tendência é que o custo das baterias baixe, puxado em boa parte pela massicação da utilização em mobilidade elétrica”, disse.

Como a indústria automotiva está investindo pesado para reduzir custos e aumentar autonomia dos veículos elétricos, as baterias com uso em armazenamento também devem ter maior durabilidade e preço menor.

Esse não é o primeiro negócio da WEG com a NPS. Em 2013, as empresas rmaram uma parceria tecnológica para soluções de turbinas eólicas. Em 2016, a WEG comprou o negócio de turbinas eólicas de grande porte da NPS e ampliou seu portfólio.

Segundo Johann, como a americana já tem tradição forte na geração eólica nos Estados Unidos, há vários clientes já na carteira da companhia que poderão ser acessados para negócios com baterias.

Fonte: Ambiente Energia