Clima quente puxa consumo nacional de energia em 6,6% em janeiro

Em: 20/02/2019 às 08:10h por

O consumo nacional de energia elétrica em janeiro alcançou 73.090 MW médios, o que representa um aumento de 6,6% na comparação com igual período de 2017, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em boletim divulgado nesta terça-feira, 19 de fevereiro.

A explicação está na ocorrência de temperaturas “extremamente elevadas, principalmente nos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste”. Com as temperaturas mais elevadas, a população intensifica o uso de refrigeradores de ambiente, consequentemente contribuindo para também aumentar o consumo de energia elétrica.

“A taxa de crescimento de 4,4% na carga ajustada corrobora com essa afirmação, indicando que os fatores fortuitos, não econômicos, contribuíram positivamente com 2,0% para a taxa de variação da carga do SIN em janeiro/18”, escreveu o órgão.

Na comparação com dezembro de 2018, a carga de janeiro apresentou uma variação positiva de 7,8%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentou uma variação positiva de 2% em relação ao mesmo período anterior.

Ainda segundo ONS, a carga avançou positivamente no Sudeste (7,8%), no Sul (8,8%), no Nordeste (2,8%), no Norte (0,6%), isso na comparação anual.

Fonte: Canal Energia