Fonte solar é alternativa de abastecimento energético no Norte do Brasil

Fonte solar é alternativa de abastecimento energético no Norte do Bras

Em: 21/02/2019 às 08:20h por

O Norte do Brasil encontrou na energia solar fotovoltaica uma grande solução para o abastecimento energético de residências, hotéis, frigoríficos, restaurantes, supermercados e propriedades rurais com a geração distribuída.

Uma das responsáveis por esta transformação é a empresa Sisasolar (Sistemas Solares Alternativos), criada há cinco anos em Rio Branco (AC), que já instalou aproximadamente 2 mil painéis fotovoltaicos na capital e no interior do Acre.

Para se ter uma ideia da importância da geração distribuída na região, que sempre sofreu com o desabastecimento energético, 15 aldeias indígenas já possuem a tecnologia. A tribo Puchuã, por exemplo, utiliza 40 painéis solares e 40 baterias para o trabalho de processamento de coco e açaí. Já na terra dos Ashaninka, os peixes são armazenados em freezers do supermercado ecológico, que os comercializa. Tudo abastecido por meio da geração solar distribuída.

Há também dezenas de fazendas no Acre que utilizam a fonte solar nas operações, sobretudo para irrigação e bombeamento de água. Para Lucas Bezerra Felix, diretor da Sisasolar, um dos motivos para sucesso do sistema é a economia que representa. “O sistema fotovoltaico para uma família com quatro pessoas custa atualmente cerca de R$ 12 mil, que podem ser parcelados em 6 vezes ou financiado. O valor da parcela é quase o mesmo de uma conta de energia”, afirma.

Felix destaca ainda que o investimento é pago em 3,5 anos e que o custo de energia será quase zerado durante mais de 20 anos. “No primeiro ano, a manutenção do sistema é feita gratuitamente pela empresa. Nos demais dependerá apenas de uma limpeza anual dos painéis’’, diz.

Para o diretor da Sisasolar, os geradores a diesel, comuns na Amazônia e que emitem muita poluição, estão com os dias contados. “Dentro de três anos, será possível ver centenas de painéis solares espalhados nas cidades e na floresta”, prevê. Félix ressalta que a Região Norte sempre sofreu com a falta e ou desabastecimento frequente de energia. “O sol é uma fonte limpa e renovável, que está melhorando a qualidade de vida dos moradores da Amazônia, além de permitir uma maior produtividade das empresas da região, sem impactar o meio ambiente. Trata-se de uma revolução”, destaca.

Os equipamentos instalados pela Sisasolar chegam de São Paulo (SP) e são fabricados na Áustria, EUA e Canadá. Hoje, a Sisasolar é referência em energia fotovoltaica no Acre. A companhia monta, em média, 8 microusinas de 35 Kw (Kilowatt/hora) por mês para empresas de médio porte, que pagam contas em torno de R$ 8 mil.

Fonte: Portal Solar