PLD sobe 3% no Sudeste/Centro-Oeste e Sul

Em: 16/04/2019 às 09:53h por

img

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE informou que o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD para a terceira semana de abril (período entre 13 e 19 de abril) subiu 3% nos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul, ao sair de R$ 181,41/MWh e ir para R$ 186,94. No Nordeste e no Norte o preço permaneceu no mínimo de R$ 42,35/MWh.

A principal responsável pelo aumento do PLD foi a redução nas afluências previstas para o Sul, que passaram a ficar abaixo da média histórica (de 113% para 99% da MLT). Para o sistema, as afluências de abril de 2019 foram revistas de 79% para 85%, estando abaixo da média para todos os submercados. Com exceção do Sul, as demais afluências seguem uma alta dos valores, no Sudeste (89% para 92%), no Nordeste (48% para 53%) e no Norte (87% para 96%) da MLT.

Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 595 MWmédios mais altos em relação ao esperado, com elevação esperada no Sudeste (+410 MWmédios) e no Nordeste (+415 MWmédios). No Sul os níveis estão mais baixos: (-225 MWmédios), e no Norte os níveis não se alteraram.

A expectativa é que a carga prevista fique em torno de 275 MWmédios, com elevação de 265 MWmédios no Sudeste e 20 MWmédios no Nordeste, e com pequena redução de 10 MWmédios esperada apenas no Norte para a próxima semana. No Sul, a expectativa é a mesma da semana anterior.

O fator de ajuste do MRE para o mês de abril foi revisto de 118,3% para 119,7%. O ESS previsto para abril de 2019 está em R$ 323 milhões, sendo R$ 49 milhões referentes às restrições operativas e R$ 274 milhões à reserva operativa. Ressaltamos que considerando a atual conjuntura, esta previsão de encargos pode variar.

Fonte: Paranoá Energia