Capacidade de armazenamento sobe no subsistema SE/CO, que opera a 45,7%

Capacidade de armazenamento sobe no subsistema SE/CO, que opera a 45,7

Em: 09/05/2019 às 07:46h por

Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste apresentaram aumento de 0,1% nos níveis em relação ao dia anterior, chegando a 45,7%. A informação consta na operação do SIN da última terça-feira, 7 de maio, reportada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico no seu IPDO, que aponta a energia afluente em 100% da MLT e a armazenada apresenta 92.862 MW. A hidrelétrica de Furnas trabalha com 49,34% e a usina Serra da Mesa, com 22,17% da capacidade.

Já o Norte do país contou com crescimento de 0,5% no volume, que chegou a 71,8%. A energia armazenada apresenta 10.797 MW mês e a ENA permanece em 76% da MLT. A usina de Tucuruí opera a 99,61%. O subsistema Nordeste registrou acréscimo de 0,1%, indo para 58,2% da capacidade. A energia armazenada aparece com 30.168 MW mês e a ENA em 71% da média de longo termo armazenável acumulada no mês. Sobradinho trabalha a 49,34% de sua capacidade.

A região Sul também contou com crescimento de 0,1% na capacidade de armazenamento, que subiu para 45,7%. A energia armazenada consta em 9.184 MW mês e a afluente foi para 101% da MLT.  As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam, respectivamente, com volumes de 48,70% e 41,01%.

Outras informações sobre níveis de armazenamento, bem como a geração de gráficos comparativos, podem ser acessadas na Seção Reservatórios do Monitor, disponível para assinantes do CanalEnergia.

Fonte: Canal Energia