Na última década, o montante pago em royalties da água somou R$ 19 milhões.

Na última década, o montante pago em royalties da água somou R$ 19 mil

Em: 11/04/2014 às 13:16h por A Gazeta

Mato Grosso recebeu no último ano cerca de R$ 1,8 milhão em compensação financeira conhecida como royalties da água. A administração estadual recebeu R$ 923 mil e igual valor foi distribuído entre os municípios de Chapada dos Guimarães (R$ 781mil) e Nova Brasilândia (R$ 142 mil). Na última década, o montante pago em royalties da água para o Mato Grosso somou R$ 19 milhões.
Celso de Oliveira, Superintendente de Planejamento, Análise e Controle Financeiro de Furnas, explica que o repasse é um reforço de caixa para os estados. “Isso possibilita a oferta de melhores serviços públicos à população e, conseqüentemente, o desenvolvimento econômico das localidades beneficiadas”. A compensação financeira é paga pelo uso dos recursos hídricos para a geração de energia em 12 usinas hidrelétricas de Furnas. Além de Manso, a empresa conta com as usinas de Furnas e Marimbondo (MG), Mascarenhas de Moraes (SP), Luiz Carlos Barreto de Carvalho e Porto Colômbia (MG/SP), Itumbiara (MG/GO), Corumbá I, Serra da Mesa e São Domingos (GO) e Simplício (MG/RJ) e Funil (RJ).
O valor repassado equivale a 6,75% de toda a energia produzida mensalmente em uma hidrelétrica. A quantia é repartida entre estados e municípios localizados na área de influência dos reservatórios das hidrelétricas da empresa e órgãos da administração direta da União. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) gerencia a arrecadação e a distribuição dos recursos. A compensação é repassada mensalmente e não pode ser usada para pagamento de folha de pessoal ou para quitar dívidas, exceto as contraídas junto à
União.