Níveis sobem 0,5% no Sul e submercado opera a 51,7%

Em: 17/05/2019 às 09:28h por CANAL ENERGIA

Os reservatórios do Sul apresentaram elevação de 0,5% no volume útil em relação ao dia anterior, indo para 51,7%. A informação consta na operação do SIN da última quarta-feira, 15 de maio, e reportada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico no seu IPDO, que mostra a energia armazenada com 10.391 MW mês e a afluente em 124% da MLT.  As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam, respectivamente, com volumes de 53,79% e 44,31%.

Já o submercado Sudeste/Centro-Oeste contou com acréscimo de 0,1% na capacidade de armazenamento, que foi para 46,1%. A energia afluente permanece 97% da MLT e a armazenada afere 93.789 MW. A hidrelétrica de Furnas trabalha com 49,82% e a usina Serra da Mesa, com 22,51% da capacidade. A região Norte registrou aumento de 0,2% nos níveis, que chegaram a 72,4%. A energia armazenada apresenta 10.890 MW mês e a ENA segue em 73% da MLT. A usina de Tucuruí opera a 99,54%.

O Nordeste do país teve aumento de 0,3%, subindo a capacidade para 58,1%. A energia armazenada aparece com 30.093 MW mês e a ENA em 62% da média de longo termo armazenável acumulada no mês. Sobradinho trabalha a 48,86% de sua capacidade.

Outras informações sobre níveis de armazenamento, bem como a geração de gráficos comparativos, podem ser acessadas na Seção Reservatórios do Monitor, disponível para assinantes do CanalEnergia.