Cemig lança chamada pública para projetos de mobilidade elétrica

Em: 21/05/2019 às 07:44h por

A Cemig anunciou a abertura das inscrições para a Chamada Pública 022/2018 da Aneel referente à projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) relacionadas ao tema “Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente”. O objetivo do edital é fomentar iniciativas que apresentem soluções inovadoras para a mobilidade urbana, utilizando veículos movidos a motores elétricos. As inscrições podem ser feitas até as 15 horas do dia 7 de junho.

Segundo o assessor da presidência da concessionária, Marco Antônio Lage, a CP irá estabelecer parcerias com universidades, empresas e instituições de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologia de interesse para o setor energético, para Cemig e a sociedade como um todo, com recursos que podem chegar a R$ 20 milhões para os projetos.

“A mobilidade elétrica faz parte do futuro da energia. Trata-se de um conjunto de tecnologias fundamentais e integrantes das redes inteligentes. Elas têm importância tanto em relação a novos pontos de consumo quanto para o armazenamento móvel de energia, contribuindo para alterar a configuração do sistema elétrico”, explicou Marco Antônio.

Ainda de acordo com o assessor, o mundo já conta com muitas experiências positivas e o Brasil não pode ficar para atrás. “Investigar a interação dos modais de transporte elétricos é muito importante, seja para melhorar a eficiência da rede ou mesmo para construir novos modelos de negócios inovadores em energia”, concluiu.

Fonte: Canal Energia