Leilão de Roraima deve ocorrer conforme planejado, afirma Feitosa

Em: 30/05/2019 às 07:04h por

O leilão de suprimento de energia para Roraima, agendado para ocorrer na próxima sexta-feira, 31 de maio, tende a acontecer como previsto. Os recursos impetrados na agência reguladora não deverão surtir efeito mesmo com a realização de uma reunião de diretoria extraordinária. Essa é a tendência, uma vez que a agência já negou o pedido anteriormente sobre uma questão referente à tarifa de geração e outra sobre uma diretriz da portaria do leilão que está associada à indisponibilidade de usinas.

De acordo com o diretor relator desse caso na reunião, Sandoval Feitosa, os recursos serão apreciados pela diretoria por fazer parte do processo da autarquia. “Em princípio, temos a convicção de que realizaremos o leilão conforme o planejamento”, definiu ele, nesta quarta-feira, 29, após participar do painel de abertura do segundo dia do Brazil Windpower 2019.

Essa confiança dele vem do fato de que este é um processo normal, ainda mais diante de um certame totalmente novo para a agência reguladora. Ele lembrou que a Aneel nunca teve um leilão contestado em sua história. E que o fato de ser direcionado a atendimento de sistema isolado traz um caráter inovador à disputa, ainda mais com a colocação de dois produtos distintos, potência e energia.

Feitosa destacou ainda que a perspectiva de que o linhão que interconectará Roraima ao Sistema Interligado Nacional não trará dificuldades ao segmento uma vez que atualmente não há a TUST incidente e que no futuro poderá ter. “Esse é um dos pontos do pedido de impugnação”, revelou ele. Para esse tema, comentou o diretor, a agência encontrará a solução que atribuirá segurança ao mesmo tempo que promova a atratividade aos interessados na disputa.

“Posso dizer que vamos buscar o melhor arranjo possível para que os participantes tenham previsibilidade ao disputar o certame”, comentou.

Feitosa acredita que a chegada do linhão àquele estado não interferirá no certame uma vez que este poderá contar com mais de uma fonte de atendimento da demanda. Assim, acrescentou, poderá ter maior segurança energética. “Cerca de 70% do atendimento vinha da Venezuela e 30% pelo parque térmico local, mas hoje é basicamente esse segundo grupo que atende a demanda total, um volume para o qual não estava projetado”, lembrou. “A insegurança limita o estado, não tem grandes indústrias e limita a qualidade de vida. A logística também é complexa, já que são 80 caminhões diários de diesel”, destacou.

Com o linhão, apontou, o estado teria redundâncias de fornecimento o que configura em mais segurança par atendimento assim como já ocorre em outros estados do país.

Fonte: Canal Energia