Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Uso maior de renováveis exige armazenamento de energia

Uso maior de renováveis exige armazenamento de energia

Em: 30/05/2019 às 07:05h por

Para as luzes continuarem acesas em meio à transição dos combustíveis fósseis para fontes renováveis será necessária uma combinação de tecnologias térmicas solares, baterias de íon de lítio, hidrelétricas reversíveis e gestão da demanda (quando os consumidores aceitam não usar energia em horas de pico), segundo especialistas.

As baterias de íon de lítio vêm ficando mais baratas, graças aos avanços na tecnologia. Podem ser usadas rapidamente - a construção da grande fazenda de baterias da Tesla em Jamestown, na Austrália Meridional, levou cem dias - e fornecem energia e outros serviços de estabilização da rede em questão de milissegundos. A firma de consultoria Aurecon calcula que as baterias na Austrália Meridional geraram uma economia de 40 milhões de dólares australianos no mercado atacadista de energia em seu primeiro ano de operação, ao intensificar a concorrência.

Mas as baterias precisam ser substituídas, pois duram de 14 a 18 anos, e são mais adequadas como soluções de armazenamento de curto prazo, por segundos, minutos ou poucas horas. Em contraste, as usinas hidrelétricas reversíveis oferecem capacidade maior de armazenamento por períodos muito mais longos, normalmente de até 70 anos.

"Não se trata de um caso de baterias versus hidrelétricas reversíveis - são tecnologias complementares", diz Paul Gleeson, especialista em energia na Aurecon.

À medida que mais energia renovável for adicionada à rede, será necessário usar mais a grande capacidade oferecida pela tecnologia do armazenamento de água por bombeamento, feita pelas hidrelétricas reversíveis.

Também é essencial tornar a rede mais resistente. Um dos problemas da Snowy Hydro é a falta de uma rede de transmissão de alta voltagem suficiente para levar a eletricidade às partes da rede de energia que precisam. Para que a "bateria de água" da Snowy Hydro seja eficiente, será necessário um investimento adicional de 2 bilhões de dólares australianos na rede, custo que provavelmente será pago pelos consumidores.

Fonte: Valor Econômico