Leilão de energia para Roraima contrata nove projetos, totalizando 263,5 MW

Leilão de energia para Roraima contrata nove projetos, totalizando 263

Em: 03/06/2019 às 08:06h por

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica realizaram nesta sexta-feira (31/5), em São Paulo, o Leilão de Geração 01/2019, para suprimento a Boa Vista e localidades conectadas, com negociação total de 263,5 MW para fornecimento a partir de 28 de junho de 2021, envolvendo investimentos de R$ 1,62 bilhão. O certame contratou 6.402,5 GWh.

Ao todo, foram nove soluções de suprimento contratadas com preço médio de R$ 833,00/MWh, registrando deságio médio de 22,7% em relação ao preço inicial de R$ 1.078,00/MWh. Entre os vencedores estão sete projetos de fonte renováveis, que incluem usinas solares fotovoltaicas, a biomassa e biocombustíveis.

“Com o resultado do leilão, alcançamos dois objetivos importantes, que é garantir o suprimento da região e reduzir os custos com energia, beneficiando todos os consumidores brasileiros com a redução dos gastos da Conta de Consumo de Combustíveis”, destacou Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE.

Foram negociados Contratos de Comercialização de Energia nos Sistemas Isolados (CCESIs) diferenciados por tipo de produto e fonte primária de energia, com diferentes prazos de vigência.
Considerando o produto “Potência” para gás natural ou renovável, ou composição delas, com prazo de vigência dos contratos de 15 anos, foram negociados 225,4 MW de disponibilidade de potência para uma receita fixa total de R$ 778,6 milhões/ano.

No produto “Potência” para quaisquer outras fontes que não sejam gás natural ou renovável, com contratos de 7 anos, foram negociados 38,1 MW de disponibilidade de potência.

“A realização desse leilão é um marco histórico para o estado de Roraima. O estado contará, a partir de junho de 2021, com um atendimento elétrico confiável, com a geração local e a linha que interligará Roraima ao Sistema Interligado Nacional. Isso atrairá indústrias para o Estado, proporcionando melhor qualidade de vida à população”, disse o diretor da ANEEL Sandoval Feitosa, relator do leilão.

O certame foi acompanhado pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, além do governador de Roraima, Antônio Denarium, e parlamentares do estado.

Os resultados completos estão disponíveis no site http://leilaopublico.ccee.org.br.

Fonte: CCEE