ONS vê alta de 3,5% na carga de energia em junho e mais chuvas

Em: 03/06/2019 às 08:08h por

A carga de energia no Brasil em junho deverá crescer 3,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto a região com as principais hidrelétricas do país, o Sudeste, terá chuvas acima da média, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

As chuvas no Sudeste devem atingir 107% da média histórica em junho, enquanto no Sul a expectativa é de precipitações em 236% da média. No Norte, a previsão é de 108%. Apenas o Nordeste terá chuvas mais fracas que o normal, em 59% da média histórica, diz o ONS.

O nível de produção das hidrelétricas, principal fonte de energia do Brasil, é um dos fatores na metodologia da

Na sexta, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que as contas de luz vão ter a bandeira verde no mês de junho, sem custo adicional para o consumidor. Em maio, as tarifas estavam com a bandeira amarela, com uma taxa extra de R$ 1,00 a cada 100 kWh consumidos. O que define o sistema de bandeiras tarifárias é preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e o nível dos reservatórios das hidrelétricas do País. / Reuters

Fonte: DCI