UHE Itaipu volta a verter depois de sete meses

Em: 04/06/2019 às 08:06h por

A hidrelétrica de Itaipu (14.000 MW) voltou a verter depois de sete meses sem abrir as comportas. Nesta segunda-feira, 3 de junho, quem passar pela usina em Foz do Iguaçu terá a oportunidade de ver o espetáculo das águas. Na último sábado (1/6), pela manhã, o vertimento passou de 1,3 mil metros cúbicos de água por segundo, equivalente ao volume médio anual das Cataratas do Iguaçu, que desde ontem (31) está com a vazão três vezes maior.

A última abertura do vertedouro havia ocorrido em 18 de novembro do ano passado. O vertimento, que começou aos dez minutos da madrugada deste sábado, deverá ocorrer de forma intermitente, ou seja, ocasionalmente. A abertura de uma das três calhas ocorre em função das chuvas no reservatório de Itaipu e na bacia do Rio Paraná.

É graças às chuvas que caem na região Sudeste, por sinal, que a bandeira tarifária das contas de energia, que em maio estava amarela, passará a verde em junho, o que significa que não haverá cobrança adicional. A previsão é que as chuvas prossigam ao longo do mês, melhorando a situação dos reservatórios.

Fonte: Canal Energia