Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

O maior parque eólico offshore do mundo já está em operação

Em: 07/06/2019 às 08:43h por Ambiente Energia

O Reino Unido está rapidamente se tornando o epicentro da indústria eólica offshore. Ponto no caso: No dia 3/6 a primeira parte do maior parque eólico offshore do mundo entrou em operação.

Os primeiros trabalhadores foram levados 75 milhas da costa leste de Grimsby, no Reino Unido, para o parque eólico Hornsea One, que é parcialmente operacional. Quando estiver totalmente on-line no próximo ano, será capaz de gerar eletricidade suficiente para abastecer um milhão de residências.

Neste momento, é “apenas” capaz de alimentar até 287.000 residências. Mas a abertura da fazenda, juntamente com os planos para construir um gigante gêmeo nas proximidades, mostra que o vento marítimo está crescendo aos trancos e barrancos.

O enorme parque eólico atualmente possui 50 de suas 174 turbinas girando. Quando concluído, o projeto terá uma capacidade de geração de 1,2 gigawatts, mais que o dobro da capacidade da atual maior instalação eólica offshore (que também está no Reino Unido).

Devido a sua distância da costa, a equipe responsável por operá-los passará quatro semanas no mar antes de retornar ao porto, onde outro time sairá e tomará seu lugar.

“Operar um parque eólico tão longe da costa é sem precedentes”, disse David Coussens, vice-gerente operacional do parque eólico.

“Tivemos que pensar criativamente e criar novas maneiras de trabalhar para superar os desafios logísticos e técnicos de operar uma enorme usina a 120 km da costa, aproximadamente a mesma distância que Grimsby até Leeds!”

As turbinas estão localizadas no Mar do Norte, um trecho notoriamente tempestuoso de águas abertas, onde operam alguns dos outros grandes parques eólicos do mundo. Eles alimentam o poder de volta ao Reino Unido, assim como à Holanda, Bélgica, Alemanha e países escandinavos. Mas de todos os países que estão plantando parques eólicos no Mar do Norte, o Reino Unido está aproveitando a maior parte do poder.

Em um relatório divulgado no domingo , a Wind Europe mostrou que o Reino Unido possui a maior capacidade de geração de energia eólica offshore na Europa. O país tem uma capacidade de geração de 8,2 gigawatts, representando 44% de toda a capacidade eólica offshore na Europa. Toda essa capacidade é uma das grandes razões pelas quais o Reino Unido teve sucesso ao se retirar do carvão por períodos cada vez mais longos.

Isso também envergonha outros países, e talvez não haja maior constrangimento do que os EUA, que têm apenas 30 megawatts (ou 0,03 gigawatts, se você quiser sentir ainda mais vergonha transatlântica) da capacidade eólica offshore.

No entanto, a ajuda poderia estar a caminho, depois que o governo Trump realizou o leilão de vento offshore de maior sucesso nos EUA no ano passado. Estados costeiros como Nova York, Nova Jersey e outros também estabeleceram metas ambiciosas para obter mais eletricidade dos ventos em alto-mar, de modo que eles podem não estar comendo por muito tempo a poeira do Reino Unido despejada pela turbina offshore.