‘Só vejo um caminho, a privatização’, diz presidente da Cemig

Em: 11/06/2019 às 12:12h por Ambiente Energia

‘Só vejo um caminho, a privatização’, diz presidente da Cemig

Ao apresentar um diagnóstico de uma dívida de R$ 6 bilhões, uma média de gasto anual de R$ 222 mil com cada funcionário e uma folha de aposentados e pensionistas que corresponde a praticamente o dobro dos ativos, o presidente da Cemig, Cledorvino Belini, deixou claro aos deputados estaduais que a melhor alternativa hoje para a empresa é a privatização.

O discurso segue a cartilha do governador Romeu Zema (Novo) que recentemente armou que a estatal é um “entrave” para o desenvolvimento de Minas Gerais e já avisou que em breve enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei prevendo a negociação.

Durante discurso aos parlamentares, Bellini armou que o grande problema é sanar o décit de R$ 6 bilhões e ainda garantir os R$ 15 bilhões necessários para investimentos em infraestrutura, redes, postes nas ruas e zona rural.

Ao chegar ao comando da Cemig com o objetivo de aumentar a eciência e a produtividade e racionalizar os custos,mas tem esbarrado nas limitações legais impostas a estatais.

“Precisa ser feito um investimento na companhia. Não sei se o estado conseguirá fazer esse aporte (R$ 21 bilhões). E se não tiver, eu só vejo um outro caminho, que seria a privatização”, armou o presidente da Cemig, que participou nesta segunda-feira de sabatina na Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização do Legislativo, dentro da série de reuniões da iniciativa Assembleia Fiscaliza.

De acordo com o executivo, que contou ter uma experiência de 45 anos na iniciativa privada – parte deles na direção da montadora Fiat –, a eciência no setor é muito maior que nas estatais.