Celesc lança sistema online

Em: 14/04/2014 às 13:22h por Jornal da Energia

A Celesc realiza nesta segunda-feira, 14, às 14h, a o lançamento oficial do SIMO Online - Sistema Integrado de Manutenção e Operação – que informa o número de unidades consumidoras sem energia elétrica na área de concessão da Celesc Distribuição, com gerenciamento distribuído por 16 agências regionais.
Conforme antecipou o Jornal da Energia, por meio dessa nova ferramenta, o consumidor da Celesc vai saber, em tempo real, o funcionamento do sistema elétrico e os desligamentos acidentais existentes, além dos desligamentos programados, ou seja, as interrupções previamente planejadas pela empresa para prestar manutenção ou melhoria na rede elétrica.
O consumidor poderá, apenas passando o mouse sobre a tela, saber quantas unidades estão sem energia em cada cidade e região do Estado. Além disso, no link “Mais Informações” pode conhecer o significado da terminologia empregada (UC, DEC, FEC, etc) e ver como funciona o processo de recuperação do sistema elétrico após ocorrências acidentais como tempestades, abalroamentos, etc.
A equipe atual do SIMO é formada por cinco profissionais e, em pesquisa realizada com as chefias da operação, o sistema recebeu índice de 86,4% de aprovação.
Histórico
O sistema que já era utilizado dentro da empresa completa 21 anos de operação em agosto deste ano. Ele foi criado para conciliar as chamadas ao então número de emergência da empresa e o despacho de equipes nas agências regionais para atenderem a essas ocorrências.
Atualmente, o SIMO engloba as chamadas telefônicas do call center emergencial o despacho de equipes para atendimento, o controle da qualidade de energia, a emissão automatizada de avisos por falta de energia (SMS) ou desligamentos programados, a manutenção de base de dados da operação do sistema, o histórico de atuação de equipamentos, a apuração dos indicadores de qualidade e continuidade do sistema elétrico (DEC, FEC, DIC, FIC e DMIC), as informações para portal da transparência da Celesc e a comunicação digital com os veículos de atendimento, entre outros.
O sistema está integrado com outros sistemas corporativos e outros equipamentos. Por isso, permite o envio de informações para órgãos externos como ANEEL, Eletrosul e Operador Nacional do Sistema (ONS). Com essas informações, os desligamentos programados são publicados automaticamente no portal Celesc e os desligamentos acidentais são enviados por SMS aos consumidores afetados.