Após medidas para poupar reservatórios, ONS vê maior risco de falhas locais e regionais

Após medidas para poupar reservatórios, ONS vê maior risco de falhas l

Em: 15/04/2014 às 05:24h por Jornal da Energia

img

A adoção recente das medidas de caráter operativo para poupar os reservatórios hidrelétricos não devem afetar a segurança em nível sistêmico, mas podem provocar um maior número de ocorrências locais e regionais, admitiu Ronaldo Schuck, diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com Schuck, as falhas estão sendo aferidas. "Não gostaria de antecipar que isso coloque em risco a segurança do sistema, apenas é uma situação atípica, por algumas horas que está acontecendo", disse, após participar do do 3º Fórum sobre centros de Operação e Controles das Empresas de Energia Elétricas (Cenocon), em São Paulo.

Mesmo admitindo que o sistema está mais exposto, o limite operativo não deverá ser alcançado. "O N-1 continua prevalecendo", afirmou, referindo-se ao critério utilizado, que prevê a permanência da operação sem interrupção do fornecimento de energia, perda da estabilidade do sistema, violação de padrões de grandezas elétricas (frequência, tensão, harmônicos, etc.) e sem atingir limites de sobrecarga de equipamentos e instalações mesmo com a indisponibilidade de um elemento (contingência simples). "Os agentes devem estar capacitados para trabalhar com essas adversidades", completou.

Neste mês, o ONS recomendou o desligamento das turbinas ou a operação em modo conhecido como "síncrono" para algumas usinas do sistema Eletrobras, incluindo Itaipu. O modo síncrono é quando, apesar de não gerar potência ativa, as turbinas continuariam provendo inércia ao sistema interligado (por meio de suas massas girantes), gerando potência reativa para o controle de tensão da rede.

Além do desligamento dos geradores, o ONS também vem "abrindo" a interligação Sudeste - Nordeste mediante desligamento da LT 500 kV Rio das Éguas – Bom Jesus da Lapa II, no período das 01h00 às 08h00 de segunda-feira a sábado e das 01h00 às 17h00 de domingo. "Esta medida possibilita aumentar em valores da ordem de 400 MW a importação de energia da Região Sudeste pela interligação Norte/Sudeste", justifica o operador, segundo trecho retirado do documento Diretrizes para operação elétrica com horizonte mensal abril de 2014.

Segundo Schuck, representantes de diversos órgãos governamentais reuniram-se nesta segunda-feira para discutir as perspectivas para o clima. O término da adoção das medidas operativas está diretamente ligada à melhora da situação dos reservatórios hidrelétricos.

Copa do Mundo
De acordo com Schuck, apesar de ainda não existir um prazo para o fim da utilização das medidas excepcionais, o plano para garantir a segurança do suprimento na Copa do Mundo não deve sofrer alterações. "Até onde eu tenho conhecimento, não será alterado. Existe um comando do Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE), de 2004, que prevê que para todos os grandes eventos adota-se algumas medidas adicionais, como geração de térmicas. Atualmente isso já é quase inócuo, porque o despacho já está quase obrigatório", O plano [para a Copa] o estruturado, divulgado no momento oportuno", afirmou.