Eletronorte abre processo de contratação para avaliar segurança de barragens

Em: 17/07/2019 às 08:34h por Canal Energia

Edital prevê análise das condições operacionais dos reservatórios das UHEs Coaracy Nunes, Tucuruí, Curuá-Una e Samuel

A Eletronorte lançou edital de contratação de empresa especializada para a revisão periódica dos planos de segurança de barragem das hidrelétricas Coaracy Nunes (AP), Tucuruí e Curuá-Una (PA) e Samuel (RO). O documento ficará disponível aos interessados até o dia 29 de julho, quando serão recebidas e abertas as propostas das empresas concorrentes.

A revisão periódica das condições de operação dessas estruturas atende determinação da Lei 12.334, que instituiu a Política Nacional de Segurança de Barragens. Em 2017, a empresa elaborou o Plano de Segurança de Barragem e o Plano de Ação de Emergência de todas as suas usinas. Em 2018, foram aplicados mais de R$ 3,3 milhões na revisão dos planos.

As quatro hidrelétricas foram inspecionadas no ano passado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, durante a campanha anual de fiscalização de segurança em barragens.