PLD cai para R$ 233,30/MWh nos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul

Em: 12/08/2019 às 09:08h por Canal Energia

Nordeste e Norte mantiveram preço em R$ 217,98/MWh e estimativa do fator de ajuste do MRE para agosto é de 51,7%

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica informou que o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD para a terceira semana de agosto foi fixado em R$ 233,30/MW para os submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul, redução de 1%. No Nordeste e no Norte, o preço manteve-se em R$ 217,98/MWh. O fator responsável pela diminuição do preço nos subsistemas foi a redução da previsão de carga.

Para agosto, a CCEE espera que as afluências fechem em torno de 67% da Média de Longo Termo – MLT para o sistema, estando abaixo da média para todos os submercados. Na região Sudeste, a expectativa é de 82%; no Sul é de 42%; no Nordeste, 48% e, na região Norte, 80% da MLT.

A carga prevista para a próxima semana do SIN é que fique em torno de 1.380 MWmédios mais baixa em relação à expectativa anterior com redução esperada, principalmente, no Sudeste/Centro-Oeste. As previsões apresentaram redução nos submercados Sudeste, com 1.010 MWmédios; Nordeste, com 210 MWmédios; e Norte, ficando em 160 MWmédios. No submercados Sul, a previsão não sofreu alteração.

Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 640 MWmédios acima do esperado, com níveis mais altos para o Sudeste, marcando 620 MWmédios, Nordeste, com 100 MWmédios e o Norte, com 250 MWmédios.  No submercado Sul ocorreu uma redução de -330 MWmédios.

Já o fator de ajuste do MRE para o mês de agosto de 2019 passou de 53,7% para 51,7%. O Encargo de Serviços do Sistema do mês ficou em R$ 400 mil, sendo em sua totalidade referente às restrições operativas. A análise detalhada do comportamento do PLD pode ser encontrada no boletim InfoPLD, divulgado semanalmente no site da CCEE.