Enel conclui ampliação da subestação de São Bernardo do Campo

Em: 11/11/2019 às 09:59h por Canal Energia

Investimento de R$ 18 milhões moderniza e aumenta capacidade do empreendimento para 120 MVA, no intuito de atender ao crescimento da região por pelo menos 10 anos

A Enel Distribuição São Paulo concluiu as obras de ampliação da subestação São Bernardo do Campo, localizada no Centro da cidade. O local passou por amplas obras de modernização, as quais exigiram investimentos de R$ 18 milhões, e que aumentaram a capacidade da subestação, passando de 95 MVA para 120 MVA, capazes de manter o crescimento da região por um período mínimo de 10 anos.

Com a expansão, a companhia atenderá o crescimento de carga da região com maior confiabilidade no fornecimento de energia elétrica, melhorando os indicadores de continuidade e beneficiando mais de 70 mil clientes. Atualmente, a distribuidora paulista possui 162 subestações de distribuição, com 463 transformadores que totalizam uma capacidade instalada de 15.420 MVA.

A subestação é totalmente automatizada e monitorada à distância por meio da Central de Operações da distribuidora, localizada na sede da empresa em Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Com isso, os técnicos da concessionária também podem atuar remotamente nos equipamentos da subestação, o que evita o deslocamento de equipes. A sala de controle foi reformada para abrigar o novo painel de controle, mais moderno e capaz de aumentar a confiabilidade do sistema.

Em 2019, a distribuidora já realizou mais de 23 mil podas na região e instalou 15 km de spacer cable, um tipo de cabeamento mais resistente a interferência de ventos fortes, galhos e quedas de árvores. Até o final do ano, está prevista a instalação de mais 34 km do material.