PLD médio cai 7% em todos os submercados

Em: 09/12/2019 às 10:27h por Canal Energia

Preço médio da segunda semana operativa de dezembro é fixado em R$ 217,57/MWh

O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para a próxima semana (07 a 13/12) reduziu, em média, 7% em relação à semana passada, saindo de R$ 234,99/MWh para R$ 217,57/MWh. O principal fator responsável pela redução do preço do PLD foi a melhora na previsão das afluências do sistema, que estão mais otimistas para todos os submercados, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Para dezembro de 2019, espera-se que as afluências fechem em torno de 81% da Média de Longo Termo (MLT) no Sistema Interligado Nacional (SIN), estando abaixo da média para todos os submercados: no Sudeste/Centro-Oeste (94%); Sul (60%); Nordeste (49%) e, no Norte, 68% da MLT.

Para a próxima semana, a expectativa para a carga do SIN é em torno de 768 MW médios mais baixa em relação a previsão anterior, com aumento no Nordeste (+ 135 MW médios) e no Norte (+ 80 MW médios). Já no Sudeste/Centro-Oeste ocorreu uma redução (- 983 MW médios). A carga prevista para o Sul não sofreu alteração.

Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 1.456 MW médios acima do esperado. Os níveis estão mais altos no Sudeste (+ 818 MW médios), no Nordeste (+ 622 MW médios) e no Norte (+ 16 MW médios). Os níveis dos reservatórios verificados para o Sul se mantiveram conforme o esperado.

O fator de ajuste do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) estimado para o mês de dezembro de 2019 passou de 90,9% para 89,7%. O Encargo de Serviço do Sistema (ESS) previsto para dezembro de 2019 está em R$ 7 milhões, sendo em sua totalidade referente à restrições operativas.