Consumo cai 2% em fevereiro, aponta CCEE

Em: 06/03/2020 às 13:39h por Canal Energia

Geração de energia recuou 1,3% para 69.259 MW médios no mesmo período

O consumo de energia no país recuou 2% de fevereiro. De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica o volume consumido chegou a 65.302 MW médios registrados nos 29 dias do mês passado.

No ambiente de contratação regulada a retração ficou em 3,8%, principalmente em decorrência da migração de consumidores para o ACL. Se for excluído o impacto das migrações, o ACR registraria diminuição de 1,8%. Já o ACL teve um crescimento de 2,3% no consumo. Eliminado o impacto da entrada de novos clientes, por outro lado, haveria uma queda de 2,6%.

De acordo com dados da CCEE, desconsiderando a migração, os segmentos que registraram as maiores quedas, entre autoprodutores, varejistas, e consumidores livres e especiais, foram: veículos (10%), madeira, papel e celulose (7,2%), e extração de minerais metálicos (6,2%). Em contrapartida, os mercados de saneamento (22,1%), comércio (13,82%) e transporte (9,44%) tiveram as maiores altas.

Já a geração de energia no Sistema Interligado Nacional também apresentou diminuição no mês de fevereiro na comparação com o mesmo período de 2019. Com 69.259 MW médios, a produção registrou queda de 1,3% em relação aos 70.156 MW médios do ano passado.