Agentes ainda não avaliaram os impactos comerciais do PLD horário

Em: 09/04/2020 às 12:58h por CANAL ENERGIA

CCEE realizou pesquisa com os agentes entre os dias 2 e 8 de março de 2020

Uma pesquisa realizada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), entre os dias 2 e 6 de abril, concluiu que os agentes ainda não avaliaram adequadamente os impactos comerciais do PLD horário. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 8 de abril, durante a 8º Reunião do PLD horário.

O Preço de Liquidação da Diferença (PLD) em base horária é uma evolução que entrará completamente em vigor em janeiro de 2021. O objetivo é aproximar o preço da energia ao que acontece na operação do Sistema Elétrico Nacional (SIN). Atualmente, o setor utiliza o PLD semanal patamar.

O assunto é discutido desde 2018. Em 2019, o PLD horário começou a ser testado. Desde janeiro deste ano, o Operador Nacional do Sistema (ONS) passou a utilizar o novo modelo Dessem (curtíssimo prazo)  no planejamento da operação do SIN.

Há mais de um ano a CCEE divulga a operação “sombra” do PLD horário, que nada mais é que uma simulação de como a nova precificação da energia afetará o mercado.

Segundo a CCEE, a pesquisa teve 227 respostas para as seguintes perguntas: O agente entende as necessidade e benefícios dessa mudança? O agente avaliou os impactos comerciais que essa mudança trará? O agente domina as mudanças de modelo e regras e já disseminou o assunto em sua empresa?

“De maneira geral, os agentes não consideram ter avaliado adequadamente os impactos sobre suas relações comerciais, nem disseminaram adequadamente o assunto em suas empresas de modo que suas equipes não possuem domínio das mudanças de regras e modelo”, concluiu a CCEE.

Com base em 309 comentários realizados durante as sete reuniões anteriores do PLD horário, a CCEE construiu uma “nuvem de palavras”, onde se destacam as palavras “treinamento”, “cursos”, “contabilização”, “divulgações de resultados”, “dados” e “impactos”.

“Nos comentários, onde se destacam palavras como ‘treinamento”, ‘cursos’, ‘divulgações’, pode-se perceber a necessidade de mais instrução ao mercado”, destacou Rodrigo Sacchi, gerente executivo de Preços, Modelos e Estudos Energéticos da CCEE.

A CCEE informou que vai disponibilizar um novo treinamento, batizado de “PLD Horário: Impactos na Comercialização de energia em 2021”, com objetivo de prover a capacitação dos agentes.