ABB fecha acordo para hidrogênio verde

Em: 23/09/2020 às 09:05h por Canal Energia

Acordo assinado com a Hydrogen Optimized visa implementar sistema de demonstração e preparação de projeto de planta de 100 MW

A ABB e a Hydrogen Optimized assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de explorar o desenvolvimento de sistemas de produção de hidrogênio verde em grande escala conectados à rede elétrica. Enquanto a primeira atuará na otimização do fornecimento de energia elétrica por meio de projetos envolvendo sistemas retificadores de alta potência, a segunda buscará usar sua tecnologia de eletrólise de água de alta corrente em escala para produzir hidrogênio verde para aplicações limpas emergentes em indústrias, incluindo química, utilidades e transporte.

O acordo assinado pelas empresas formaliza o escopo do trabalho que é de explorar a implementação de um sistema de demonstração, bem como a preparação de um projeto de planta de 100 MW e estratégias de comercialização.

Em comunicado à imprensa afirmam que planejam provar que a tecnologia de eletrólise de água pode ser usada para desenvolver uma solução de produto integrada com base em um conceito de projeto de planta de módulo único de 100 MW.

Os sistemas retificadores fornecem corrente DC na faixa de 5.000A a 550.000A, como unidades únicas ou múltiplas.
As aplicações que usam hidrogênio verde incluem fornecimento de combustível para transporte com emissão zero, produção de amônia e outras substâncias químicas com fontes não fósseis de hidrogênio e produção de metal verde com hidrogênio.