Produção do Pré-sal cresce 8,2% no mês de janeiro, segundo ANP

Em: 03/03/2021 às 08:25h por Canal Energia

O Boletim destaca ainda o aumento de 5,4% na produção de petróleo e de 7,4% na de gás natural em relação ao mês anterior

A ANP divulgou nesta terça-feira, 02 de março, o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural do mês de janeiro de 2021. Entre os destaques da publicação está o crescimento na produção do Pré-sal de 8,2% em relação ao mês anterior, totalizando 2,629 MMboe/d (milhões de barris de óleo equivalente por dia), sendo 2,074 MMbbl/d (milhões de barris por dia) de petróleo e 88,3 MMm3/d (milhões de metros cúbicos por dia) de gás natural. Em relação a janeiro de 2020 houve uma redução de 2%. A produção teve origem em 119 poços e correspondeu a 70,5% do total produzido no Brasil.

Segundo dados do Boletim, a produção nacional foi de aproximadamente 2,873 MMbbl/d de petróleo e 136 MMm3/d de gás natural, totalizando 3,731 MMboe/d (milhões de barris de óleo equivalente por dia). Em relação ao mês anterior, houve um aumento de 5,4% na produção de petróleo e de 7,4% na de gás natural. Já na comparação com janeiro de 2020 houve redução de 9,3% e 1,7%, respectivamente.

Já no âmbito do Gás Natural, em janeiro o aproveitamento foi de 97,9 %. Foram disponibilizados ao mercado 61,1 MMm³/dia. A queima de gás no mês foi de 2,9 MMm³/d, uma redução de 4,9 % se comparada ao mês anterior e de 28,1% se comparada ao mesmo mês em 2020.

No mês de janeiro, conforme informação do Boletim, os campos marítimos produziram 96,9% do petróleo e 80,8% do gás natural. Os campos operados pela Petrobras foram responsáveis por 93,3% do petróleo e do gás natural produzidos no Brasil.