Recuperação econômica eleva projeção do aumento da carga para 2021

Em: 28/07/2021 às 09:41h por CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

Com estimativa de aumento de 4,6%, CCEE, ONS e EPE divulgam revisão quadrimestral

Dados da 2ª Revisão Quadrimestral da Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – período 2021-2025 apontam uma expectativa de crescimento de 4,6% na carga de 2021 em relação ao ano anterior, considerando uma alta do PIB de 5,0%. O resultado representa um acréscimo de 1,4 pontos percentuais (ou 1 GWmédio) em relação ao apontado na projeção anterior, publicada em março de 2021.

O resultado reflete o otimismo na recuperação econômica decorrente do PIB do 1º trimestre acima do esperado e o avanço na vacinação contra Covid-19, levando a uma revisão da projeção de PIB de 2021 de 3% para 5%. A evolução da pandemia, a intensidade da escassez hídrica para os setores da economia e a efetividade das medidas de gestão tomadas e a dinâmica inflacionária, poderão representar dificuldades para a concretização do cenário.

Confira apresentação completa aqui.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27) pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE. Nos anos seguintes, o crescimento projetado na comparação anual é de 2,9% em 2022, de 3,6% em 2023, de 3,6% em 2024 e de 3,6% em 2025, conforme tabela abaixo.

Quadro Revisão da Carga - Julho 2021