Região Nordeste trabalha com 45% da capacidade

Em: 17/09/2021 às 09:55h por Canal Energia

Região Norte opera com 65,2%, SE/CO com 18,2% e Sul com 26,4% nos níveis de armazenamento

Operando com 45% de sua capacidade de armazenamento, os reservatórios do Nordeste apresentaram uma diminuição de 0,5 ponto percentual na última quarta-feira, 15 de setembro, se comparado ao dia anterior, segundo o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada marca 23.243 MW mês e ENA de 1.359 MW med, equivalente a 47% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 43,94%.

A região Norte apresentou redução de 0,4 p.p e os reservatórios trabalham com 65,2% da capacidade. A energia retida é de 9.891 MW mês e ENA de 1.821 MW med, valor que corresponde a 84% da MLT. A UHE Tucuruí segue com 83,28%.

O submercado do Sudeste/Centro-Oeste teve recuo de 0,2 p.p, e a capacidade está em 18,2%. A energia armazenada mostra 37.129 MW mês e a ENA é de 11.843 MW med, valor que corresponde a 56% da MLT. Furnas admite 15,16% e a usina de Itumbiara marca 10,01%.

Os reservatórios da Região Sul tiveram queda de 0,6 p.p e operam com 26,4%. A energia armazenada é de 5.253 MW mês e a energia natural afluente marca 11.796 MW med, correspondendo a 33% da MLT. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam com 9,08% e 41,53% respectivamente.