Não faz sentido custo do gasoduto ser pago pelo setor elétrico, diz CEO da Engie

Em: 22/10/2021 às 09:31h por Canal Energia

Para Eduardo Sattamini, a infraestrutura à disposição deve ser paga pelo usuário

Durante o evento online Brazil Energy Frontiers 2021, promovido pelo Instituto Acende Brasil, o presidente da Engie, Eduardo Sattamini, afirmou que “não faz sentido que o custo dos gasodutos seja pago pelo setor elétrico”. Segundo ele, a infraestrutura à disposição deve ser paga pelo usuário.

Segundo o executivo, a reserva de mercado pesa no bolso do cidadão e criam despesas com forte impacto nas tarifas de energia elétrica para consumidores que não necessariamente farão uso da infraestrutura.

“Pode ser que em algum momento tenhamos a necessidade de dar algum empurrãozinho, mas isso deveria ser feito com uma política de governo através de recursos do Tesouro. Não faz sentido algum o consumidor de energia elétrica pagar uma conta para desenvolver o mercado de gás que não necessariamente estará consumindo no futuro”.

As emendas inseridas na Medida Provisória 1.055 criam despesas extras de até R$ 46,5 bilhões. Deste valor, R$ 33 bilhões seriam para financiar novos gasodutos, que serão atribuídos às tarifas de transmissão de energia, fato que gerou uma reação de associações do setor elétrico.