Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

O que são hidrelétricas reversíveis e como podem contribuir para o sistema?

Em: 17/09/2024 às 10:03h por eixos.com.br

Hidrelétricas

Com dois ou mais reservatórios, usinas reversíveis são capazes de bombear água para gerar energia quando o sistema mais precisa


As usinas hidrelétricas reversíveis (UHR) ou flexíveis são uma modalidade de geração que pode garantir energia elétrica despachável em momentos de maior necessidade do sistema.

Esse tipo de usina tem aparecido nas discussões do setor, em meio à necessidade do Brasil de ter mais potência disponível para atender a momentos de pico de consumo.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) prevê necessidade adicional de 5,5 gigawatts (GW) de potência no sistema em 2028, com déficits em todos os meses a partir desse ano.

Mesmo que o Brasil conte com grandes volumes de geração eólica e solar, o atendimento aos horários de ponta da demanda depende das hidrelétricas convencionais e de termelétricas.

Os níveis de chuva são essenciais para as usinas hidrelétricas, já que, após a geração, as águas são liberadas para seguirem os cursos dos rios.

Em períodos com poucas chuvas ou baixa nos reservatórios, são adotadas medidas emergenciais, como o acionamento de térmicas para complementar a carga.

Enquanto o Ministério de Minas e Energia prepara um leilão específico para baterias de armazenamento de energia, as usinas reversíveis poderiam exercer um papel parecido, já que também guardam eletricidade e podem ser acionadas quando necessário.



O que são usinas reversíveis?

São usinas hidrelétricas que contam com dois ou mais reservatórios, com um desnível entre eles. Fora do despacho, um sistema de bombeamento transporta a água para o nível mais alto. Por isso, deve ser levado em conta o gasto de energia utilizado para bombear a água.

Quando surge a necessidade de gerar energia, as comportas são abertas e a queda da água aciona as turbinas para, em seguida, chegar ao reservatório inferior. O processo pode ser repetido quantas vezes for necessário, levando em conta o tempo de bombeamento da água. 

No Brasil, as hidrelétricas mais comuns são as usinas com apenas um reservatório ou as a fio d’água, que dispensam reservatórios.



Quando essas usinas podem gerar energia?

A queda d’água pode ser acionada em momentos estratégicos para a operação do sistema, a exemplo do fim da tarde, quando a geração solar cai e os consumidores acionam mais eletrodomésticos e iluminação.

Em momentos com poucos ventos, em que as usinas eólicas geram menos energia, por exemplo, é necessário complementar a geração com outras fontes, a exemplo das reversíveis.