Aneel anuncia sete usinas hidrelétricas em rio de MT

Em: 19/06/2012 às 15:57h por Folha do Estado

img

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que foram aprovados os estudos de inventário hidrelétrico da bacia hidrográfica do rio Aripuanã. As análises apontam para a viabilidade de instalação de sete novas hidrelétricas com potência de total de 2.530 megawatts (MW).

Os estudos abrangem 99.357 quilômetros quadrados de áreas no Estado de Mato Grosso; 32.874 km² no Amazonas; e 14.026 km² em Rondônia. Os documentos foram elaborados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Entre os projetos avaliados, chamados de "aproveitamentos", quatro são no rio Aripuanã e outros três no rio Roosevelt. "Com a aprovação desses estudos os aproveitamentos hidrelétricos neles identificados passam a integrar a carteira de usinas disponíveis para elaboração dos estudos de viabilidade e projeto básico", informou a Aneel, em nota.

Ainda segundo a agência, a bacia do Aripuanã possui área de drenagem de 146 mil km². A região já conta com uma hidrelétrica instalada, a UHE Dardanelos, com potência de 261 MW.

RIO DE MATO GROSSO
Rio Aripuanã é um rio do Brasil localizado na Amazônia Legal, passando pelos municípios de Juína, Aripuanã, Colniza e Novo Aripuanã, no Nortão de Mato Grosso. Nele está em construção a Usina Hidrelétrica de Dardanelos no município de Aripuanã.