Duas hidrelétricas recebem licença, diz EPE

Em: 05/07/2012 às 10:03h por Estado de São Paulo

Os projetos hidrelétricos de Cachoeira Caldeirão (Amapá) e de Ribeiro Gonçalves (divisa entre Maranhão e Piauí), previstos para o leilão A-5 marcado para outubro, obtiveram licença ambiental prévia dos órgãos ambientais. A informação foi dada nesta terça-feira pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, acrescentando que o projeto de Sinop, no Rio Teles Pires, em Mato Grosso, passou pelas audiências públicas e só aguarda a emissão da licença pelo órgão ambiental do Estado.

Com três projetos, já seria viável o leilão A-5, que contratará energia para começar a ser gerada a partir de 2017. Uma incerteza é o projeto hidrelétrico de São Manoel, também no Mato Grosso. "São Manoel está mais complicado porque depende de marcar audiência publica", declarou. Nesse caso, a questão indígena estaria atrasando o processo de licenciamento. "O Exército estava acabando de fazer a demarcação (das terras indígenas), mas o Ministério Público mandou parar."

Segundo Tolmasquim, caso o projeto de São Manoel não entre no leilão, o certame deve ser complementado com outras fontes. "A expectativa é de que tenha gás para 2017", declarou.