Inscrição para certificação de Operador de Mercado abre na próxima segunda-feira, 6

Em: 02/08/2012 às 17:18h por Canal Energia

As inscrições à segunda prova de certificação de operadores do mercado de energia elétrica serão feitas no período de 06 de agosto a 14 de setembro. De acordo com o edital, em fase de divulgação pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica e pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, vinculada à Universidade de São Paulo, os aprovados na prova, que acontece dia 27 de outubro, receberão o Certificado de Operador do Mercado de Energia Elétrica, com registro junto à FDTE, que é a certificadora.

A certificação conta com apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e do Grupo CanalEnergia. Os candidatos pagarão taxa de inscrição no valor de R$ 800,00, sendo que, conforme aconteceu no ano passado, a divisão de ensino do Grupo Canal Energia oferecerá um curso preparatório. Antes de ser oficializado, o programa foi objeto de consulta pública.

As questões relacionadas com o ambiente regulatório e institucional terão peso 24, enquanto as referentes à formação de preços de curto prazo terão peso 10. Ao final do processo, serão considerados aprovados os candidatos que receberem no mínimo nota 70. A prova conterá 50 questões do tipo múltipla escolha (que terão 75% da nota) e questões discursivas (25% da nota). Esclarecimentos sobre a prova e o processo de certificação serão prestados apenas pela FDTE, através de consultas ao endereço certificacao.abraceel@gmail.com.