Apenas 14% das PCHs inscritas em leilões conseguiram vender energia, mostra EPE

Apenas 14% das PCHs inscritas em leilões conseguiram vender energia, m

Em: 21/03/2012 às 11:38h por Canal Energia

As pequenas centrais hidrelétricas têm tido um desempenho tímido nos leilões de energia nova realizados pelo governo. Levantamento da Empresa de Pesquisa Energética mostra que dos 200 projetos inscritos nos certames realizados de 2005 a 2011, apenas 28 conseguiram vender energia para as distribuidoras, ou 14% do total. Esses projetos totalizam 530 MW de capacidade instalada e 337 MWmed. Oduvaldo Barroso da Silva, superintendente de Planejamento da EPE, mostrou preocupação com a situação das PCHs.

"A preocupação em torná-la competitiva é mais do que justificável", disse o executivo, em evento nesta terça-feira, 20 de março, em São Paulo. Em entrevista, ele disse que a EPE tem olhado os pedidos dos agentes por leilões por fontes e, principalmente, a questão do preço teto, mas que, no momento, não há nada definido sobre o que pode ser mudado. "A EPE é um órgão do governo, que preza pela modicidade tarifária. Não podemos ir pela mais cara", argumentou.