EPE descarta possibilidade de cancelar leilões de geração

Em: 22/03/2012 às 16:09h por Jornal da Energia

img

A notícia do adiamento dos leilões A-3 e A-5, ambos postergados devido às previsões de sobra de energia das distribuidoras, começa a fazer alguns agentes pensarem até mesmo em um ano sem contratação de energia nova - hipótese não descartada pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia (Abradee). No entanto, o superintendente de planejamento de geração da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Oduvaldo Barroso da Silva, confirmou a realização dos certames e ainda justificou sua fala.

"É muito grande a nossa missão em não deixar a peteca cair. Precisamos instalar 6 mil MW a cada ano. É muita coisa. Essa possibilidade de cancelar os leilões está descartada", garantiu o técnico do órgão, ligado ao Ministério de Minas e Energia.

O leilão A-3 estava marcado para 22 de março, mas foi remarcado para 28 de junho pelo MME. O A-5 aconteceria em 26 de abril e, com mudança, agora será em 16 de agosto. Embora em ambos os casos o pedido de postergação tenha partido das distribidoras, no segundo caso pesou também a dificuldade que as grandes hidrelétricas vem enfrentando para conseguir as licenças ambientais.

Nesse ponto, Silva saiu em defesa das gigantes hídricas. "É preciso resolver o problema das hidrelétricas. Elas precisam ser liberadas para o leilão. Não podemos abrir mão dessa fonte", disse.

Ele ainda ironizou os discursos dos ambientalistas. "Essa coisa que hidrelétrica desaloja índio, que UHE poluí... já estão falando até que as hidros emitem gases poluentes. Ora, precisamos gerar energia. Querem que substituímos por nuclear? É isso que todo mundo quer?". Silva continua: "É claro que não devemos fazer os projetos a qualquer custo. Mas também não podemos deixar de explorar nosso potencial hidrelétrico".

O representante da EPE falou com o Jornal da Energia após participação no 4º Encontro Nacional de Investidores em Pequenas Centrais Hidrelétricas, realizado em São Paulo nesta terça e quarta-feira (20 e 21/3).