EPE perto de publicar nova versão do Plano Decenal de Energia

Em: 22/03/2012 às 16:21h por Jornal da Energia

Órgão, porém, adianta que não haverá grandes novidades em relação a documentos anteriores.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão de planejamento do Ministério de Minas e Energia, está perto de publicar a atualização do Plano Decenal de Energia. A informação é do superintendente de planejamento de geração do órgão, Oduvaldo Barroso da Silva.

O técnico do governo conta que o documento ainda não foi totalmente finalizado e nem apresentado ao MME, mas adianta que "não haverá grandes novidades frente ao documento anterior".

O PDE é um documento estratégico que aponta as diretrizes para a expansão da geração de energia elétrica e do sistema de transmissão para um horizontede dez anos. O documento anterior foi publicado em 2011 e previa investimentos de R$190 bilhões no parque gerador brasileiro até 2020, com foco em hidrelétricas e usinas de fontes alternativas.

Já em transmissão, o PDE apresentava a perspectiva de aportes de R$46 bilhões para uma expansão de 42,5 mil quilômetros em linhas. Com isso, o sistema passaria dos 99,6 mil km existentes em 2010 para 142,2 mil km em 2020.