Pesquisas sobre migração de peixes é tema de projetos P&D da Cemig

Em: 23/05/2016 às 12:47h por

A Cemig, por meio do Programa Peixe Vivo, incentiva e apoia a realização do Dia Mundial da Migração de Peixes no último sábado, dia 21 de maio. O Programa prevê a expansão e criação de medidas efetivas para a conservação da ictiofauna nas bacias hidrográficas onde estão instaladas as usinas da Cemig, com isso, seu objetivo é conscientizar sobre a importância dos peixes migradores e dos rios com cursos livres de barramentos.

Anualmente, a Cemig investe recursos em torno de R$ 5 milhões em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Segundo o gerente de Estudos e Manejo da Ictiofauna e Programas Especiais da distribuidora, Newton José Schimidt, a empresa, por meio de projetos P&D, conduz diversos estudos que visam mitigar e preservar as rotas migratórias da ictiofauna dos rios onde a empresa possui empreendimento.

A Foudation World Fish Migration, fundadora e idealizadora do evento, o objetivo principal do Dia Mundial da Migração de Peixes é melhorar a compreensão do público sobre a importância dos peixes migradores, a necessidade de rios íntegros, o conhecimento das comunidades que dependem dos rios e dos peixes, e as opções que tem para minimizar ou evitar impactos.

Fonte: Canal Energia