Grupo Energisa negocia aporte com o BNDES

Em: 17/05/2013 às 10:17h por Valor

O grupo Energisa está negociando com o BNDES um aporte de até R$ 400 milhões na companhia. Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da empresa, Maurício Botelho, a proposta em discussão prevê que metade da quantia seja obtida por emissão de novas ações e outra metade por debêntures conversíveis em ações.

"Obviamente que ainda depende da aprovação pela diretoria do BNDESPar, mas a operação já foi enquadrada pelo comitê de crédito do banco", afirmou Botelho ao Valor, após participar de teleconferência com analistas sobre os resultados no primeiro trimestre de 2013, realizada ontem. O BNDES já tem uma participação pequena, de 0,6%, no capital da Energisa.

Segundo o executivo, todo o processo, incluindo o período para os acionistas exercerem o direito de preferência, é estimado em até três meses.

A operação faz parte dos planos da empresa de investir R$ 1,6 bilhão nos próximos três anos. Desse total, R$ 712 milhões devem ser investidos em 2013.

"Essa operação ajuda a reforçar a nossa estrutura de capital. A dívida está relativamente bem tranquila. Temos uma relação dívida líquida sobre Ebitda de 2,7 vezes. Mas estamos investindo na construção de usinas e ainda não temos a geração de caixa desses projetos", completou.

A companhia pretende colocar em operação, em setembro, cinco usinas eólicas no Rio Grande do Norte, com um total de 150 megawatts (MW) de potência instalada. O investimento previsto é de R$ 600 milhões.

Em abril, o conselho de administração da Energisa homologou o aumento de R$ 350 milhões no capital social da companhia, totalizando R$ 1,01 bilhão. Segundo o diretor, praticamente todo o valor foi subscrito pelos controladores e os principais sócios da Energisa. (RP)