Energia elétrica

Em: 23/08/2016 às 14:19h por

A Agência Nacional Elétrica (Aneel) aprovou indenização de R$ 892 à Cemig. Trata-se de uma compensação pela renovação antecipada de concessões de transmissão de energia da companhia no final de 2012, no âmbito de um plano do governo federal para reduzir as tarifas de eletricidade. O valor é correspondente a investimentos feitos nos ativos e ainda não amortizados quando da renovação dos contratos, segundo o Diário Oficial da União de ontem.

A Aneel quer cancelar termelétricas de R$ 6 bilhões da Bolognesi por atraso. O cancelamento dos projetos pode ajudar a reduzir o atual quadro de sobras de energia das distribuidoras, devido à queda do consumo interno, ou mesmo exigir recontratação, uma vez que as usinas têm um porte relevante - se entregues, elas expandiriam em cerca de 5% a capacidade elétrica do País. Procurada, a Bolognesi disse que contestou a intimação e alegou que pretende negociar com as distribuidoras, que são compradoras do projeto, para adiar o início dos contratos para janeiro de 2021.

Eletrobras terá melhora significativa de fluxo de caixa em 2017, diz Moody's. Em relatório, a agência de classificação de risco avalia que a estatal terá uma importante melhora no fluxo de caixa nos próximos oito anos a partir de 2017. A Moody's analisou os efeitos do pagamento de indenizações bilionárias devidas à companhia pela União desde o final de 2012. As compensações pela renovação antecipada de contratos de concessão de transmissão de quatro subsidiárias da Eletrobras resultaram em um ganho extraordinário de R$ 17 bilhões a empresa no segundo trimestre, o que é positivo para o perfil de crédito da companhia.

Fonte: DCI