Turbinas usadas em Jirau são referência internacional

Em: 30/09/2016 às 14:17h por

Localizada no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), a UHE Jirau obteve no último dia 16 de setembro a liberação da Agência Nacional de Energia Elétrica para operar comercialmente a 45ª unidade geradora. A UHE Jirau possui a maior turbina bulbo em potência unitária instalada no mundo, com 75 MW. Em segundo lugar vem a UHE Santo Antônio com 73 MW, conforme cadastro do ONS, e em terceiro lugar, a UHE Tadami, no Japão, com 65 MW.

De acordo com Carlos Alberto, gerente de operação da Energia Sustentável do Brasil, concessionária da UHE Jirau, até o final deste ano, a UHE Jirau estará com as suas 50 turbinas tipo bulbo operando a plena capacidade, o que significa 3.750 MW para abastecimento de mais de 40 milhões de pessoas. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a UHE Jirau está em primeiro lugar com uma disponibilidade energética média de 99,1% no período de janeiro a agosto deste ano.

Outro fator de reconhecimento da UHE Jirau pode ser indicado pelo conceito “A” que a ESBR recebeu da Agência Nacional de Energia Elétrica no guia de indicadores, criado pelo órgão para a entrega de Relatório de Acompanhamento de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica, mostrando o comprometimento da empresa com os prazos.

Fonte: Canal Energia