Sistema pode gerar energia por meio de bikes e veículos

Em: 25/10/2016 às 14:24h por

Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, desenvolveram um mecanismo que aproveita a desaceleração de veículos e bicicletas para gerar energia elétrica em vias públicas da cidade.

O projeto para Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos Alexandre Hoffmann, Felipe Chicchetto, José Augusto Neto e Marcela Lucato, recebeu o nome de Enerlom, uma junção de energia mais lombada, momento em que o motorista ou ciclista precisa diminuir a velocidade. O equipamento será apresentado na Eureka 2016, evento anual onde os alunos do último ano de todos os cursos da Mauá apresentam seus trabalhos.

A Eureka será aberta ao público e será realizada entre os dias 27 e 29 de outubro no campus da faculdade. Segundo uma das integrantes do grupo, Marcela Lucato, o protótipo foi criado em um período de 2 anos a um custo de R$ 300. "Por enquanto nosso equipamento só foi validado com bicicletas. Sabemos que o sistema funciona com veículos também, mas não conseguimos desenvolver o protótipo por demandar muito investimento para construir uma estrutura que suporte o peso de um automóvel", explicou Marcela.

Fonte: DCI