Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Temer sanciona lei que muda regras do setor elétrico com emenda de Fábio Garcia que diminui conta de luz em MT

Temer sanciona lei que muda regras do setor elétrico com emenda de Fá

Em: 25/11/2016 às 13:50h por

img

O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou na noite de quinta-feira (17) a Lei 13.360, com novas regras para o setor elétrico, que contém um artigo proposto pelo deputado federal Fabio Garcia (PSB) que causará redução da conta de luz em Mato Grosso. O parlamentar tenta reduzir as tarifa para o Estado desde o começo do mandato.

“Esta é uma luta antiga nossa. Desde o meu primeiro ano de mandato luto para que todos sejam tratados de forma igual. Com a aprovação desta lei o mato-grossense não mais continuará pagando parte da conta do rico do Norte e do Nordeste do país”, afirmou o parlamentar, através de sua assessoria de imprensa.
O artigo 2 da Lei 13.360 tem o objetivo de garantir a justiça tarifária e social entre todos os consumidores de energia, assegurando o pagamento igualitário de um fundo setorial chamado Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Esse fundo, que custa mais de R$ 20 bilhões anuais, custeia parte da conta do Norte e do Nordeste. Quem vive Centro-Oeste, Sul, Sudeste e no Acre são obrigados a pagar 4,5 vezes mais em comparação aos brasileiros que moram nas outras regiões. Com a aprovação da lei, esta divisão será ajustada gradualmente, começando em 2017 e indo até 2030.

A Lei 13.360 trata de vários outros temas ligado a energia elétrica também. Uma das principais mudanças é a facilitação da privatização das distribuidoras da Eletrobras. O texto sancionado ainda conta com 17 vetos, entre eles a criação de um programa de modernização para implantar novas termoelétricas movidas a carvão mineral. O veto era reivindicado por diversas entidades ambientais e pelo Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Olhar Direto